sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Jesus voltará??....

Em momentos de crise, com as bolsas despencando pelo mundo inteiro, bancos falindo e uma possível recessão. A ameaça do Fim do mundo retorna, a crença no apocalipse e no julgamento final é um tema bastante em voga.
Sendo assim, é quase impossível não pensar, a final Jesus voltará ou não? Bem, dando minhas olhadas no bom e velho orkut, és que me deparo com um fórum de uma determinada comunidade, onde o tópico “ Jesus Voltará?” era o titulo que me chamou bastante atenção.
Não vou reproduzir todos os discursos empregados pois não cabe aqui fazer uma transferência e mesmo por que nem tudo dito realmente pode ser aproveitado para uma reflexão, entretanto dois membros me chamaram atenção com suas explanações sobre o tema.


Conteúdo extraído de uma comunidade do orkut, digitados por Adonai e ★ Luiz
Adonai

Os Evangelhos são textos iniciáticos, absolutamente simbólicos, tratam de um desenvolvimento interior. O fato de havido ou não um indivíduo chamado Jesus Cristo é o que menos está importando neste caso.
O nome Jesus é simbólico, significa "O Salvador". O fato dele ter nascido de uma "Virgem" é uma referência ao fato de que a Elevação de Consciência, ou seja, a Salvação do Ser, que vive mergulhado nas questões materiais, nasce da "Pureza".
E assim é com uma série de simbolismos que não devem de modo algum serem interpretados, especialmente por nós, da mesma forma que alguns religiosos supersticiosos interpretam, ou seja, literalmente. Se formos interpretar os textos bíblicos todos literalmente vamos ter um amontoado de coisa sem o menor sentido.


★ Luiz

De fato, é por medo de ir para o inferno que as pessoas se submetem a uma série de restrições programadas pelos donos de religiões ligadas ao poder.
Isso ficou mais forte com o domínio político da Igreja Católica a partir da fase final da História de Roma. A Igreja cresceu no momento da crise do Império.
"O Cristianismo é a religião da decadência do Império Romano. E até hoje nós estamos seguindo a religião da decadência do Império Romano”. (Fernando Pessoa).
O inferno é um bom modo de o poder social/político/religioso convencer a muitos a se adaptarem aos seus valores.
Quanto à Bíblia, concordo com o que alguém disse: ela é simbólica.Joseph Campbell, em obras como O Poder do Mito e Tu És Isso, falou muito sobre isso: a linguagem dos livros religiosos é METAFÓRICA, e NÃO É LITERAL.Assim, Cristo tem muito mais a ver com um estágio que qualquer pessoa pode alcançar ao despertar a Divindade que existe dentro dela mesma.
Se Cristo voltará? Isso é outra metáfora.
Mesmo porque com um monte de gente falsa dizendo que é seguidora dele, Cristo já deve estar de saco cheio de ser tão evocado!


Adonai

Concordo com o que nosso amigo ★ Luiz disse. Eu até diria que o Império Romano não acabou, apenas mudou de ramo, deixou de ser uma instituição política para se tornar uma instituição religiosa, para isso apenas mudando a "razão social".
Mas algo que é preciso que se ressalte é que tem sido muito freqüente a confusão entre instituições, filosofias e conhecimentos.
A Igreja Católica Apostólica Romana, é uma instituição, assim como são instituições outras organizações como Igrejas Protestantes e Evangélicas. O que essas instituições têm em comum é o fato de terem sua estrutura doutrinária baseada numa mesma filosofia.
O Cristianismo é uma filosofia, e como filosofia devemos entender algo como uma maneira específica de lidar com conhecimentos. Em torno de Filosofias se criam instituições, e assim e a filosofia do Cristianismo é adotada por diversas instituições diferentes, podendo-se incluir: o movimento Pentecostal, o Kardecismo, o catolicismo, entre outros.
O que tem acontecido é que temos falado sobre a Igreja Católica (instituição), ou sobre alguma outra instituição da linha das Igrejas Evangélicas como se isso fosse o Cristianismo, e nos referindo aos problemas e desvirtuamentos doutrinários, ou mesmo éticos de tais instituições como se o Cristianismo fosse isso.
O problema surgiu pelo fato de que a filosofia (Cristianismo) nos chegou através de uma leitura e interpretação de uma instituição específica (Igreja Católica).
A "Bíblia" é um livro que foi criado para "consumo interno" da instituição Católica, sendo que seu uso passou a ser adotado por outras instituições que buscassem a filosofia do Cristianismo. Mas neste livro doutrinário da Igreja Católica não encontramos apenas o Cristianismo, como também elementos de outras filosofias como é o caso do Judaísmo.
Quanto às filosofias, atualmente temos a filosofia do Cristianismo misturada à do Judaísmo, criando uma visão bem menos clara do Cristianismo em si.


A minha intenção é de colocar em debate nossa mania e deixa ao Deus dará no futuro esperando que o Salvador desça e resolva nossos problemas como se nós mesmos não tivéssemos nada com isso.
O Cristo voltando em forma física e/ ou espiritual ou de forma metafórica, não isentará ninguém de seus pecados sem que não haja arrependimento.

Um comentário:

Karina Tiemi disse...

Religião é um assunto complicado mesmo. Por não ser uma leitura literal, há diversas interpretações para uma mesma passagem da Bíblia, o que leva a convergências.

Concordo com as opiniões postadas.

Alguém já dizia que a igreja/religião é o ópio da humanidade...Eu acho que justamente por essa atitude que algumas muitas pessoas tomam em deixar nas "mãos de Deus" a solução de seus problemas...E não é bem por aí...Da mesma forma que o livro "O segredo" não vai mudar a vida de ninguém se a pessoa não se movimentar!

De qualquer modo - e voltando ao tópico em questão - acho que se tornou uma necessidade vital colocar a religião como resposta a tudo que não compreendemos ou não suportamos ou pensamos não conseguir modificar!

Beijos