sábado, 18 de abril de 2009

Dia de quê?



Feliz dia da loja de discos...
....
...
???
... Mas.. O que é um Disco??

Neste sábado, dia 18 de abril, acontece um evento único, o Record Store Day, que foi criado por um grupo de empresários independentes americanos no ano passado e daí definiram que a cada ano, todo segundo sábado de abril será realizado o Record Store Day. Mas qual a razão desse evento? É simples: apenas uma iniciativa pra incentivar o mercado independente, não só nos EUA e na Europa, mas també, em todo o resto do mundo, chamando-os para criar eventos nas lojas de discos nesse dia.


As gravadoras independentes lançam edições limitadas e especiais somente para esse dia. Esse ano, o meu objeto do desejo são os dois 'split singles' da 'Matador' com o 'Sonic Youth'. Serão somente 500 cópias de cada, 7 polegadas em vinil, distribuídos entre as lojinhas independentes e vendidos apenas nesse sábado. Será uma disputa a tapas pelos fãs pra conseguirem uma cópia, vale aquele que chegar mais cedo na loja.


Voltando à crise das lojas de discos, o jornal 'New Musical Express' publicou uma matéria essa semana sobre o assunto, dizendo que mais de 500 lojas de discos fecharam suas portas na Inglaterra nos últimos dois anos. Hoje o download gratuito é uma realidade em qualquer lugar do mundo. Esse comodismo de se fazer tudo em casa, tirou o consumidor da loja de disco e o objeto físico do vinil ou do CD virou peça de colecionadores e fanáticos tudo por causa dos seus formatos. Já a nova geração já não se preocupa mais em ter CDs ou vinis, pra quê? Se eles podes baixar o que quiserem, colocar nos seus Ipod e sairem ouvindo tudo que você possa imaginar. Infelizmente o mundo caminhou para isso e acho que não existe volta. É importante uma iniciativa dessas como o Record Store Day, pra que o discos não acabem se tornando simplesmente peças de museu.

Nenhum comentário: